domingo, março 13, 2005

Equipamento para avaliação de aprendizagem (à distância)

De forma simplificada, o equipamento consiste de sensores acoplados ao cérebro. Esses sensores captarão ondas cerebrais, uma espécie de eletroencefalograma (EEG), no momento em que a pessoa está estudando determinado assunto. Com as informações coletadas, será possível saber o quanto a pessoa estava concentrada naquele assunto e o quanto ela conseguiu absorver do conteúdo estudado.

Com este equipamento, elimina-se a necessidade das provas convencionais, que muitas vezes não medem o conhecimento de forma apropriada. A sua grande utilidade é no ensino à distância, mas também pode ser usado em aulas presenciais. No caso do ensino à distância, sei que existem pontos a serem pensados para evitar fraudes do tipo: A pessoa "A" está matriculada em um curso à distância, porém o equipamento é usado pela pessoa "B" que já tem domínio do assunto.

Como a maioria das minhas idéias, essa também ainda exige muito de pesquisa da comunidade científica mundial no sentido de analisar as informações coletadas para chegar ao resultado esperado. Enquanto escrevia esta publicação, pesquisei rapidamente na Internet e achei:
http://www.brainwavescience.com/ExecutiveSummary.php - teste patenteado que mede, através das ondas cerebrais, se uma informação foi armazenada na mente da pessoa.
http://www.brainsync.com/about/research.asp#brain - certas freqüências produzidas pela mente enquanto se dorme, determinam o nível de saúde da pessoa.

Eu já estava interessando em fazer mestrado, só que área de redes de computadores. Mas agora estou muito propenso a defender este assunto no Mestrado em Telemática Educativa do Cefet-Ce. Ainda tenho que batalhar para ser aceito, mas nada é impossível.

3 Comments:

At 11:18 AM, Anonymous Anônimo said...

"O impossível é questão de tempo."
Alberto Saltiel

 
At 11:55 AM, Blogger MARCONE CARVALHO said...

É uma boa e promissora ideia. Necessário se faz definir no contexto o conceito de "concentrado". Permita-me uma sugestão: os assuntos e a forma de como eles poderiam ser absorvidos seriam sugeridos previamente pelo criador do conteúdo através de um arquivo anexo a ser carregado no equipamento. Nesse arquivo se teria codificado um mapeamento de conexões sinápticas esperadas. Com o arquivo carregado no equipamento e a real leitura pós estudo feita do assunto pelo indivíduo, poderia se gerar um relatório gráfico de convergência das curvas esperadas e lidas, resultando em um índice de concentração individual.

 
At 12:18 PM, Blogger Antonio Luiz said...

Show Marcone! O seu comentário já é um inicio da implementação.

 

Postar um comentário

<< Home