segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Cheiro pela Internet - Notícia

Em mais um passeio pela internet, encontrei esta matéria de 2001 falando sobre o assunto:
Cheiro pela Internet já é realidade
Pesquisadores norte-americanos desenvolvem equipamento de transmissão de aroma. Em Pernambuco, seguem estudos de reconhecimento artificial de cheiro.

domingo, fevereiro 13, 2005

Cheiro pela Internet

Esta idéia eu tive antes de saber que existia pesquisa nesta linha. Em http://www.howstuffworks.com/internet-odor1.htm tem informação sobre produtos em desenvolvimento.

A idéia de funcionamento destes produtos é que eles têm uma espécie de cartucho com um conjunto de essências. Ao receber a informação sobre o cheiro, ele libera a(s) essência(s) corespondente(s). Um incoveniente, é que ele não é para uso privado, ou seja, o cheiro vai para todo ambiente. A não ser que criem um para meter no nariz :-)

Minha idéia é mais inovadora e exige mais de pesquisa da comunidade científica mundial. O equipamento consistirá de um dispositivo conectado ao computador e com "sensores" (deve ter outro nome melhor) que serão acoplados a partes do seu corpo (não sei ainda que partes seriam). Ao receber o código do cheiro, ele emite pulsos que o seu cérebro interpretará como um determinado cheiro. Assim, várias pessoas em um mesmo ambiente podem sentir cheiro diferente (cada uma com o seu equipamento).

Se você está lendo até aqui, deve estar rindo da minha idéia. Eu sei que é bem provável que nenhum de nós tenha a chance de usar um equipamento como estes porque ainda necessita de pesquisas para conseguir torná-lo real.

Mas enquanto isso, você pode fazer uma checagem divertida do cheiro pela internet em http://www.superlaugh.com/1/skunked.htm. Após carregar a página, experimente clicar no PLAY sem medo e siga as instruções.